FCS

1.  Formação Continuada em Serviço  - 2012

CRONOGRAMA

DATA
TEMÁTICA
RESPONSÁVEIS PELA DIVULGAÇÃO / ORGANIZAÇÃO / LANCHE
03/04
OFICINA I – Projeto pedagógico/ Análise dos projetos educacionais. Blog escolar
Ana, Nara, Maria Cristina, Vera e Giselle
24/04
OFICINA II -   Proposição Pedagógica Construção e/ou reformulação de projetos.
Adislau, Elite, Mary e Michele.
22/05
OFICINA III- Gestão de Metas e Resultados (pesquisa esc)
Mª Oneida, Renata, Thaisa, Shirley e Ilídia.
26/06
OFICINA IV – Gestão da Sala de Aula (Análise comparativa sobre as questões já pesquisadas em anos anteriores)
Almerinda, Claudia, Ana Keila e Nilza.
10/07
OFICINA V – Uso dos descritores curriculares (contextualização SAEM / 2012).
Maria Sirlei, Mauro, Eliane e Alessandra.
28/08
OFICINA VI – A leitura como fonte de sensibilização para aprendizagem (Indicadores temática).
Bia, Ivonilda, Flavia e Luciene.
25/09
OFICINA VII – Aprendizagem lúdica através dos jogos pedagógicos (Fichamento Pedagógico.)
Adriano, Leandro, Célia Cury, Ângela e Márcia.
30/10
OFICINA VIII – Estudos contextualizado da matemática (sequência didática)
Luce Mary, Leanny, Luiz, Michele e Tânia.
28/11
OFICINA IX – A arte no cotidiano escolar. Avaliação 2012.
Cleiton, Camila e Célia Soares.

2 – OFICINA I
1° . Sistemática de Organização das Oficinas /2012
2° . Visita ao BLOG da ESCOLA
3° . Análise dos Projetos Educacionais em pequenos grupos:
·        Alfabetizar é preciso
·        AEE (Atendimento Educacional Especializado)
·        LER (Leitura, encantamento e recriaçã).
·        A informática no cotidiano escolar
·        Repensando a secretaria escolar: Organização dos registros
·        Todos contra a Dengue
·        Canto Coral
·        Pluralidade Cultural
·        Família Escola


4° Apresentação da aplicabilidade dos Projetos Educacionais com sugestões de renovação e atualização:
            1. Ampliar projeto de leitura sendo um único que também conste SOS Pedagógico, AEE, Alfabetizar é Preciso, LER, Alfabetização Matemática Letramento.
            2. Atualizar o de informática.
            3. Atualizar o da secretária pela própria equipe por se específico.
            4. Revisar o Todos Contra Dengue e ampliar com ações do Programa Saúde na Escola, Meio Ambiente.
            5. Reformular a Pluralidade Cultural constando: Hora Cívica, Canto Coral, Pólo Musical, Mutirão de Cultura.
            6. Constar o CIEM como Projeto de Tempo Integral.
            7. Revisar com novas sugestões para a Família Escola.
            8. Criar o Projeto de FCS para sistematizar o que já existe de fato.


5° Conclusão

            Os oitos projetos contemplarão a realidade na aplicabilidade dos projetos escolares mais significativos da gestão PP. 2009/2012.
            A ampliação constará também das sugestões para triênio 2013/2015.