1. Formação Continuada em Serviço - 2012
CRONOGRAMA
DATA | TEMÁTICA | RESPONSÁVEIS PELA DIVULGAÇÃO / ORGANIZAÇÃO / LANCHE |
03/04 | OFICINA I – Projeto pedagógico/ Análise dos projetos educacionais. Blog escolar | Ana, Nara, Maria Cristina, Vera e Giselle |
24/04 | OFICINA II - Proposição Pedagógica Construção e/ou reformulação de projetos. | Adislau, Elite, Mary e Michele. |
22/05 | OFICINA III- Gestão de Metas e Resultados (pesquisa esc) | Mª Oneida, Renata, Thaisa, Shirley e Ilídia. |
26/06 | OFICINA IV – Gestão da Sala de Aula (Análise comparativa sobre as questões já pesquisadas em anos anteriores) | Almerinda, Claudia, Ana Keila e Nilza. |
10/07 | OFICINA V – Uso dos descritores curriculares (contextualização SAEM / 2012). | Maria Sirlei, Mauro, Eliane e Alessandra. |
28/08 | OFICINA VI – A leitura como fonte de sensibilização para aprendizagem (Indicadores temática). | Bia, Ivonilda, Flavia e Luciene. |
25/09 | OFICINA VII – Aprendizagem lúdica através dos jogos pedagógicos (Fichamento Pedagógico.) | Adriano, Leandro, Célia Cury, Ângela e Márcia. |
30/10 | OFICINA VIII – Estudos contextualizado da matemática (sequência didática) | Luce Mary, Leanny, Luiz, Michele e Tânia. |
28/11 | OFICINA IX – A arte no cotidiano escolar. Avaliação 2012. | Cleiton, Camila e Célia Soares. |
2 – OFICINA I
1° . Sistemática de Organização das Oficinas /2012
3° . Análise dos Projetos Educacionais em pequenos grupos:
· Alfabetizar é preciso
· AEE (Atendimento Educacional Especializado)
· LER (Leitura, encantamento e recriaçã).
· A informática no cotidiano escolar
· Repensando a secretaria escolar: Organização dos registros
· Todos contra a Dengue
· Canto Coral
· Pluralidade Cultural
· Família Escola
4° Apresentação da aplicabilidade dos Projetos Educacionais com sugestões de renovação e atualização:
1. Ampliar projeto de leitura sendo um único que também conste SOS Pedagógico, AEE, Alfabetizar é Preciso, LER, Alfabetização Matemática Letramento.
2. Atualizar o de informática.
3. Atualizar o da secretária pela própria equipe por se específico.
4. Revisar o Todos Contra Dengue e ampliar com ações do Programa Saúde na Escola, Meio Ambiente.
5. Reformular a Pluralidade Cultural constando: Hora Cívica, Canto Coral, Pólo Musical, Mutirão de Cultura.
6. Constar o CIEM como Projeto de Tempo Integral.
7. Revisar com novas sugestões para a Família Escola.
8. Criar o Projeto de FCS para sistematizar o que já existe de fato.
5° Conclusão
Os oitos projetos contemplarão a realidade na aplicabilidade dos projetos escolares mais significativos da gestão PP. 2009/2012.
A ampliação constará também das sugestões para triênio 2013/2015.