Projetos

S.O.S Pedagógico (Programa Prática Pedagógica da Escola Organizada como Ambiente de Aprendizagem).

            Este projeto se apresenta de forma a refazer a trilha já percorrida por muitas crianças, oportunizando-as na aprendizagem, respeitando o processo de transformação de cada uma fase a fase, dando alternativas pedagógicas flexíveis e planejadas nas condições das dificuldades na aprendizagem.
            O objetivo é garantir aos alunos a oportunidade de reforço escolar através da aprendizagem significativa, oportunizando a prática de leitura da escrita e do raciocínio lógico-matemático, nas diferentes áreas do conhecimento.
            Sua finalidade destina-se às crianças com dificuldades de aprendizagem em raciocínio lógico matemático e língua portuguesa, no processo de alfabetização oportunizado a uma observação da criança e sua capacidade criativa para melhor compreender os conteúdos trabalhados.
            Atender os alunos que apresentam deficiência na aprendizagem observando o comprometimento avaliado por laudos técnicos, ou seja, queixas dos professores, suspeitas de distúrbios de aprendizagem. Buscando elevar a auto-estima, fazendo-os compreender o sentido da aprendizagem trabalhando sua capacidade criativa e desenvolvimento de habilidades necessárias ao sucesso de cada um.

Professoras responsáveis: Ângela Maria Lírio Miranda da Silva
                                          Luce Mary Ciabotti



PROJETO: ESCOLA INCLUSIVA: ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS INCLUÍDOS
SUBPROJETO: AEE _ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO


O AEE na Escola Municipal Professor José Macciotti é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação de dos alunos com deficiência e dos demais que são público alvo da educação Especial.
Seu objetivo é de assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades superlotação, nas turmas comuns do ensino regular, por meio do atendimento Educacional Especializado.

Professoras responsáveis: Ilidia Cristina Ferreira Resende
                                         Alessandra Beatriz Oliveira Borges Ferreira




PROJETO: LER, ESCREVER, CONTAR E CANTAR. O NOVO ROSTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
           SUBPROJETO: L.E.R. (Leitura, Encantamento e Recriação)

Justificar-se este projeto pela necessidade da dinamização de ações educativas relativas à leitura, à escrita e à matemática, promovendo a formação do gosto pela leitura e o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático, pois é de fundamental importância a contribuição da Biblioteca para o crescimento global de nossos alunos.
Tendo com finalidade de enfatizar a importância da leitura, da produção de textos e da matemática valorizando a Biblioteca Escolar como espaço de ações culturais e sociais.
SUBPROJETOS
1- CANTINHO DA LEITURA
ASSUNTO: Este subprojeto tem o objetivo de dinamizar a leitura e facilitar o                                                                acesso dos leitores aos livros.
2- DINÂMICA DA LEITURA
ASSUNTO: Este subprojeto tem por objetivo dinamizar as ações internas da          Biblioteca.
3- HORA DO CONTO:
ASSUNTO: Este subprojeto tem por objetivo despertar o prazer em ler, ouvir e produzir histórias.
4- LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
ASSUNTO: Este subprojeto tem por objetivo trabalhar a linguagem oral e a interpretação de filme e também de organizar momentos para a exibição dos filmes.
5- LEIA E PASSE ADIANTE
ASSUNTO: Este subprojeto tem o papel de ampliar a quantidade os títulos oferecidos os alunos através da implantação do projeto Leia e passe Adiante (Núcleo Fluistória), cujo objetivo é formar uma corrente de leitores.
6- SOS – BIBLIOTECA EM AÇÃO!
ASSUNTO: Este subprojeto tem por objetivo desenvolver atividades relativas à leitura funcionando como um apoio à sala de aula.

7- REGISTRANDO NOSSAS PRODUÇÕES (PORTIFÓLIO)
ASSUNTO: Este subprojeto tem por objetivos registrar de forma sistematizada todas as produções realizadas através dos projetos relativos à leitura, à escrita e à matemática.

RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO ,REVISÃO E EXECUÇÃO
1- MatutinoCléa Aparecida Miranda,
2- Vespertino Simone Alves de Camargos Ferreira

PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

SUBPROJETO: TODOS CONTRA A DENGUE

O Projeto “Todos contra a Dengue” surgiu da necessidade da elaboração de um trabalho em parceria escola/comunidade de bairro/Seppai/Agentes de Zoonoses junto aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
No mesmo ocorrerá a interdisciplinaridade, com a participação de todos os professores que trabalham com as referidas turmas. E indiretamente de funcionários e equipe de limpeza.
Nome: Marluce Lemes Marra Silva Função



PROJETO: CIRCUITO CULTURAL
SUBPROJETO: CANTO CORAL: EDUCAR ATRAVÉS DA MÚSICA
Este Projeto tem como finalidade: desenvolver o gosto pela música: apurar a acuidade auditiva: adquirir uma linguagem própria, expressando-se corporalmente e desenvolver a habilidade de discriminar som, ritmo, espaço, tempo e harmonia.

Responsável pelo projeto: Cleiton Vieira de Sousa


PROJETO: INCLUSÃO DIGITAL
SUBPROJETO: A INFORMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR

A finalidade desse projeto é oferecer ao professor novas habilidades, que deverão ser exploradas com base nas necessidades do seu dia a dia. Para alcançar esta finalidade as aulas deverão ser ministradas com a introdução de aulas teóricas seguidas de exercícios. O aluno seguirá passo a passo, diretamente no computador, os assuntos abordados, buscando nas atividades práticas assimilação dos conteúdos e exploração de novas temáticas relacionadas à disciplinas. E ainda no atendimento extra-turno realizar atividades de pesquisa e se aprimorar no usada tecnologia como instrumento de aprendizagem.


PROJETO: CIRANDA DA CIDADANIA ESTREITANDO RELAÇÕES COM A SOCIEDADE
SUBPROJETO: FAMÍLIA E ESCOLA

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõe uma educação comprometida com a cidadania, baseados nos princípios constitucionais: dignidade da pessoa humana, igualdade de diretos e co-responsabilidade pela vida social.


                                                   PROJETO: CIRCUITO CULTURAL            
                                                  SUBPROJETO: PLURALIDADE CULTURAL

Permitir que o aluno manifeste sua expressão quer seja na leitura, na dança, declamação, discurso, oferecendo-os a mesma oportunidade de se revelar diante da comunidade. Tornar o educando crítico e ao mesmo tempo construtivo é uma das propostas mais coerentes de cidadania.




PROJETO: PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA ; ACOMPANHAMENTO
SUBPROJETO: REPENSANDO A SECRETARIA ESCOLAR ; ORGANIZAÇÃO DOS REGISTROS

A secretaria escolar tem por finalidade realizar o registro da vida escolar do aluno, em conformidade com a legislação vigente, mantendo atualizados e organizados os arquivos, a escrituração e documentação, garantindo e facilitando o fluxo de documentos necessários ao desenvolvimento do processo pedagógico e administrativo.


EQUIPE RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PROJETO

ü      Tânia Beatriz Pires Rossi Felix
ü      Nádia Elaine Rizeto
ü      Nilcéia Rodrigues Garcia


PROJETO: CIRANDA DA CIDADANIA:
ESTREITANDO RELAÇÕES COM A SOCIEDADE
SUBPROJETO: ESCOLA ABERTA À COMUNIDADE

“Escola Aberta para a Comunidade”, um Projeto que engloba os sub-projetos: Informática para a Comunidade, Catequese (em parceria com a Igreja do Bairro), Escolinha de Futebol, Street Dance. Este trabalho busca a construção da cidadania para nossos alunos e comunidade escolar.