OFICINA
3
GESTÃO
E METAS DE RESULTADOS
1º MOMENTO
¢DANÇA
CIRCULAR:MARISTELA
RAMOS
¢EDITORA
MELHORAMENTOS
2º
MOMENTO
¢APRESENTAÇÃO
DA EQUIPE COPERME
3º MOMENTO
¢VIDEO
DE SENSIBILIZAÇÃO
¢A
ERA DO GELO II-FOCO E METAS
4º MOMENTO
¢VÍDEO
DE APRESENTAÇÃO TEMÁTICA
¢ O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM
5º MOMENTO
¢APRESENTAÇÃO
DOS RESULTADOS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ MACCIOTTI
¢ANÁLISE
EM GRÁFICOS
6º MOMENTO
¢OFICINA: QUESTIONAMENTOS, PROPOSTAS E AÇÕES RELATIVAS AS ANÁLISES DOS GRÁFICOS
QUESTIONAMENTOS
|
PROPOSTAS
|
AÇÕES
|
1.Considerando que a escola se
encontra no nível intermediário o que fazer para alcançar o nível
recomendado?
2.Como melhorar o desempenho dos
alunos nas avaliações externas, com foco nas metas estabelecidas?
3.Como manter a média percentual alcançada
no SAEM 2011, considerando o bom rendimento dos alunos?
4.Como alcançar o percentual de
10% proposto pelo sistema educacional, na utilização do sistema estruturado
de ensino?
|
Socializar os resultados das
avaliações externas.
Interpretar e utilizar os
resultados das avaliações.
Elevar o índice de aprendizagem
visando alcançar as metas estabelecidas pela escola.
Manter a participação da equipe
escolar na formação continuada em serviço, refletindo sobre os resultados satisfatórios
e não satisfatórios encontrados na dinâmica do processo de ensino /aprendizagem.
Motivar a relação família/ escola
como parceiros do sucesso escolar do aluno.
Aperfeiçoar a gestão da sala de
aula de maneira eficiente.
Gestão escolar competente com
visão do todo.
|
Conscientizar a equipe escolar
sobre os resultados alcançados.
Desenvolver projetos com focos em
leitura, interpretação, escrita e raciocínio lógico.
Fazer com que o aluno aprenda o
conteúdo e compreenda o que estudou.
Ajudar na compreensão dos
enunciados das avaliações.
Refletir e replanejar ações que norteiam
o trabalho na sala de aula.
Utilizar recursos pedagógicos e tecnológicos
para melhorar a qualidade de ensino.
Avaliar de maneira coerente ao
conteúdo desenvolvido em sala.
Motivar a participação efetiva e
o envolvimento da família.
Refletir sobre as metas e consolidação
de estratégias.
Manter a gestão com foco nos
resultados e com visão do todo.
|
Por força do destino do nosso próprio sistema ausentei-me do execelente processo discutido neste encontro!
ResponderExcluirEspero que no próximo o sistema permita a minha participação.
Parabéns a todos participantes!
É sempre de grande valia a participação nesses encontros, pois a cada momento se aprende mais e mais.
ResponderExcluirE é uma preocupação da comunidade escolar na obtenção de resultados e metas pois a aprendizagem dos alunos a satisfação dos integrantes da comunidade escolar é o que preocupa a equipe gestora.
É! estamos no caminho certo!
ExcluirA nossa Escola Profº José Macciotti é a primeira colocada com o menor índice de evasão escolar em 2011!
Parabéns a todos que, com êxito, enfretamos os diversos obstáculos na docência neste novo século!
A formação começou no horário determinado e contou com a presença da maioria dos professores da unidade bem como da diretora, vice-diretora e supervisora do CIEM.
ResponderExcluirIniciamos os trabalhos com uma dinâmica de danças circulares feita pela convidada Maristela Rodrigues, da Editora Melhoramentos. Envolvente e aconchegante, a dinâmica foi realizada por todos os participantes com entusiasmo e interesse e demonstrou ser uma ótima forma de interação grupal. A seguir foi servido um delicioso lanche compartilhado por todos.
A seguir nos dirigimos para o laboratório de informática quando a diretora Ana Teresa apresentou a pauta da reunião e cedeu o espaço para a apresentação dos membros da COPERME que estavam presentes. Nilza, Thaysa e eu explicamos o que é a COPERME quais seus objetivos e finalidades, além de sanarmos dúvidas dos professores presentes.
Após foi apresentado dois vídeos motivacionais, sendo que o segundo foi diretamente ligado à pauta da reunião que falava sobre como devemos nos focar em nossos objetivos (a era do gelo – foco e metas). Logo em seguida a diretora fez uma dinâmica super interessante sobre avaliação, pediu que assistíssemos um vídeo e anotássemos palavras chave do que percebêssemos importante, sem desviar a atenção da projeção. Ao final quem escreveu mais palavras foi ”aprovado” e aquele que não anotou nenhuma palavra ou que se distraiu com as imagens ou o som foram “reprovados”. Isso causou uma grande discussão sobre os sistemas de avaliação, os critérios e recursos utilizados, gerando uma polêmica e debate entre os participantes, criteriosamente articulado pela diretora.
A seguir, foi pedido aos participantes que se dividissem em grupos e que os integrantes levantassem hipóteses, metas e ações para alavancar os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas. As totalizações dos resultados foram recolhidas pelos integrantes do grupo facilitador e será exposto no blog da escola.
A reunião teve aspectos interessantes e relevantes e foi de suma importância para os profissionais da unidade, além de ter sido dinâmica e envolvente. Parabéns à equipe organizadora da formação.
Maravilhoso esse encontro da formação continuada, ainda mais incrementado com danças, visitas e opiniões importantes para o sucesso de nossa escola. Leanny
ResponderExcluirPenso que a Dança Circular, realizada pela professora Márcia Maristela, no III Encontro da Formação Continuada, foi muito interessante e envolveu efetivamente todos os presentes, assim como os vídeos apresentados.
ResponderExcluirQuanto aos aspectos levantados pelos grupos (questionamentos, propostas e ações), mediante análise dos dados exibidos em gráficos, observa-se que os participantes sugeriram muitas ações que vão ao encontro dos pontos fortes desta unidade escolar e, após realizadas, certamente contribuirão de forma positiva em relação aos resultados nas avaliações externas.
Interessantíssima a dinâmica realizada por Maristela Ramos com as danças circulares... Adorei!!! Quisera eu que em todos nossos encontros tivesse uma dinâmica tão interessante para animar todos os participantes e que o grupo possa interagir entre si. Os videos motivacionais também foram muito de muito valor pois nos ensinou a diferença entre foco e meta e de que devemos sempre focar naquilo que precisamos para alcançar nossas metas. Os encontros de formação continuada estão acrescentando muito em minha formação pessoal. Estou adorando!!!!
ResponderExcluirO último encontro foi bastante dinâmico. Iniciamos com as danças circulares, que, com certeza, nos contagiou com sua energia. Após o lanche, no laboratório, foram apresentados os membros do COPERME. Em seguida assistimos ao vídeo da Era do Gelo. A dinâmica apresentada por Ana Teresa gerou muita discussão a respeito de critérios de avaliação. Levantamos metas e ações para alavancar os resultados das avaliações externas. Os encontros têm acrescentado muito aos participantes. Parabéns a todos.
ResponderExcluirNa Formação Continuada passada foi contagiante pois iniciou com uma dança diferente"Dança Circular" que envolveu a todos.Após o lanche foram passados dois videos bem interessantes.Logo após discutimos sobre metas e ações para melhorar os resultados das avaliações. Nossos encontros têm sido ricos em conhecimentos.
ResponderExcluirA formação anterior foi muito boa pois através da dança podemos no descontrair e ter uma noite bem melhor. A dança sempre e muito bom pois podemos tratar da nossa neuras
ResponderExcluirWanderson Ricardo
ResponderExcluirA dinâmica realizada foi ótima para animar o grupo e foi utilizada a música escravos de jó. No segundo momento foi apresentado videos motivacionais que foram de muito valor pois nos ensinou a diferença entre foco e meta e de que devemos sempre focar naquilo que precisamos para alcançar nossas metas.
Esperamos que os proximos encontros sejam iguais ou melhores.
ResponderExcluirOs
Anônimos
Esse encontro foi excelente. A Dinâmica da Dança Circular possibilitou momento de descontração e interação entre a equipe.
ResponderExcluirA Formação Continuada contou com a excelente apresentação da professora Maristela, que fez a dinâmica da Dança Circular, em seguida foram apresentados videos de sensibilização e discutimos também o tema O Papel da Avaliação na Aprendizagem, foi ótimo, parabéns ao grupo.
ResponderExcluirA dança circular apresentada pela professora Maristela, foi um momento de prazer e dinamismo. Os vídeos apresentados relevantes perante a proposta do grupo. Parabéns a equipe!
ResponderExcluirE é oportuno lembrar este encontro onde nos fez sentir estar em boas condições de saúde, sentir amor e segurança com o apoio da equipe , um clima emocional satisfatório, relacionar-se bem com os colegas, saber brincar e trabalhar em grupo.
ResponderExcluirA continuidade da formação é um processo que ocorre ao longo da vida da carreira, que deve promover mudanças, não apenas nas práticas individuais, mas que também integre um projeto maior de inovação e desenvolvimento que é o aprendizado de cada criança. E uma formação que traz ao professor momentos de descontração ajuda a reconstituir as forças para continuar a caminhar.
ResponderExcluirA formação continuada representa evolução do crescimento pedagógico dos professores, além de promover a valiosa troca de informações e de permitir a aproximação com os colegas de profissão.
ResponderExcluir