24 de mai. de 2012

III Encontro de Formação Continuada


OFICINA 3
GESTÃO E METAS DE RESULTADOS
1º MOMENTO
¢DANÇA CIRCULAR:MARISTELA RAMOS

¢EDITORA MELHORAMENTOS

2º MOMENTO

¢APRESENTAÇÃO DA EQUIPE COPERME
3º MOMENTO
¢VIDEO DE SENSIBILIZAÇÃO
¢A ERA DO GELO II-FOCO E METAS
4º MOMENTO
¢VÍDEO DE APRESENTAÇÃO TEMÁTICA
¢ O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM

5º MOMENTO

¢APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ MACCIOTTI
¢ANÁLISE EM GRÁFICOS
6º MOMENTO
¢OFICINA: QUESTIONAMENTOS, PROPOSTAS E AÇÕES  RELATIVAS AS ANÁLISES DOS GRÁFICOS 


QUESTIONAMENTOS
PROPOSTAS
AÇÕES

1.Considerando que a escola se encontra no nível intermediário o que fazer para alcançar o nível recomendado?

2.Como melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas, com foco nas metas estabelecidas?

3.Como manter a média percentual alcançada no SAEM 2011, considerando o bom rendimento dos alunos?

4.Como alcançar o percentual de 10% proposto pelo sistema educacional, na utilização do sistema estruturado de ensino?


Socializar os resultados das avaliações externas.

Interpretar e utilizar os resultados das avaliações.

Elevar o índice de aprendizagem visando alcançar as metas estabelecidas pela escola.

Manter a participação da equipe escolar na formação continuada em serviço,  refletindo sobre os resultados satisfatórios e não satisfatórios encontrados na dinâmica do processo de ensino /aprendizagem.

Motivar a relação família/ escola como parceiros do sucesso escolar do aluno.

Aperfeiçoar a gestão da sala de aula de maneira eficiente.

Gestão escolar competente com visão do todo.


Conscientizar a equipe escolar sobre os resultados alcançados.

Desenvolver projetos com focos em leitura, interpretação, escrita e raciocínio lógico.

Fazer com que o aluno aprenda o conteúdo e compreenda o que estudou.

Ajudar na compreensão dos enunciados das avaliações.

Refletir e replanejar ações que norteiam o trabalho na sala de aula.

Utilizar recursos pedagógicos e tecnológicos para melhorar a qualidade de ensino.

Avaliar de maneira coerente ao conteúdo desenvolvido em sala.

Motivar a participação efetiva e o envolvimento da família.

Refletir sobre as metas e consolidação de estratégias.

Manter a gestão com foco nos resultados e com visão do todo.






18 comentários:

  1. Por força do destino do nosso próprio sistema ausentei-me do execelente processo discutido neste encontro!
    Espero que no próximo o sistema permita a minha participação.
    Parabéns a todos participantes!

    ResponderExcluir
  2. É sempre de grande valia a participação nesses encontros, pois a cada momento se aprende mais e mais.
    E é uma preocupação da comunidade escolar na obtenção de resultados e metas pois a aprendizagem dos alunos a satisfação dos integrantes da comunidade escolar é o que preocupa a equipe gestora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É! estamos no caminho certo!
      A nossa Escola Profº José Macciotti é a primeira colocada com o menor índice de evasão escolar em 2011!
      Parabéns a todos que, com êxito, enfretamos os diversos obstáculos na docência neste novo século!

      Excluir
  3. A formação começou no horário determinado e contou com a presença da maioria dos professores da unidade bem como da diretora, vice-diretora e supervisora do CIEM.
    Iniciamos os trabalhos com uma dinâmica de danças circulares feita pela convidada Maristela Rodrigues, da Editora Melhoramentos. Envolvente e aconchegante, a dinâmica foi realizada por todos os participantes com entusiasmo e interesse e demonstrou ser uma ótima forma de interação grupal. A seguir foi servido um delicioso lanche compartilhado por todos.
    A seguir nos dirigimos para o laboratório de informática quando a diretora Ana Teresa apresentou a pauta da reunião e cedeu o espaço para a apresentação dos membros da COPERME que estavam presentes. Nilza, Thaysa e eu explicamos o que é a COPERME quais seus objetivos e finalidades, além de sanarmos dúvidas dos professores presentes.
    Após foi apresentado dois vídeos motivacionais, sendo que o segundo foi diretamente ligado à pauta da reunião que falava sobre como devemos nos focar em nossos objetivos (a era do gelo – foco e metas). Logo em seguida a diretora fez uma dinâmica super interessante sobre avaliação, pediu que assistíssemos um vídeo e anotássemos palavras chave do que percebêssemos importante, sem desviar a atenção da projeção. Ao final quem escreveu mais palavras foi ”aprovado” e aquele que não anotou nenhuma palavra ou que se distraiu com as imagens ou o som foram “reprovados”. Isso causou uma grande discussão sobre os sistemas de avaliação, os critérios e recursos utilizados, gerando uma polêmica e debate entre os participantes, criteriosamente articulado pela diretora.
    A seguir, foi pedido aos participantes que se dividissem em grupos e que os integrantes levantassem hipóteses, metas e ações para alavancar os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas. As totalizações dos resultados foram recolhidas pelos integrantes do grupo facilitador e será exposto no blog da escola.
    A reunião teve aspectos interessantes e relevantes e foi de suma importância para os profissionais da unidade, além de ter sido dinâmica e envolvente. Parabéns à equipe organizadora da formação.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso esse encontro da formação continuada, ainda mais incrementado com danças, visitas e opiniões importantes para o sucesso de nossa escola. Leanny

    ResponderExcluir
  5. Penso que a Dança Circular, realizada pela professora Márcia Maristela, no III Encontro da Formação Continuada, foi muito interessante e envolveu efetivamente todos os presentes, assim como os vídeos apresentados.
    Quanto aos aspectos levantados pelos grupos (questionamentos, propostas e ações), mediante análise dos dados exibidos em gráficos, observa-se que os participantes sugeriram muitas ações que vão ao encontro dos pontos fortes desta unidade escolar e, após realizadas, certamente contribuirão de forma positiva em relação aos resultados nas avaliações externas.

    ResponderExcluir
  6. Angela Maria Lírio Miranda Silva26 de junho de 2012 às 14:47

    Interessantíssima a dinâmica realizada por Maristela Ramos com as danças circulares... Adorei!!! Quisera eu que em todos nossos encontros tivesse uma dinâmica tão interessante para animar todos os participantes e que o grupo possa interagir entre si. Os videos motivacionais também foram muito de muito valor pois nos ensinou a diferença entre foco e meta e de que devemos sempre focar naquilo que precisamos para alcançar nossas metas. Os encontros de formação continuada estão acrescentando muito em minha formação pessoal. Estou adorando!!!!

    ResponderExcluir
  7. O último encontro foi bastante dinâmico. Iniciamos com as danças circulares, que, com certeza, nos contagiou com sua energia. Após o lanche, no laboratório, foram apresentados os membros do COPERME. Em seguida assistimos ao vídeo da Era do Gelo. A dinâmica apresentada por Ana Teresa gerou muita discussão a respeito de critérios de avaliação. Levantamos metas e ações para alavancar os resultados das avaliações externas. Os encontros têm acrescentado muito aos participantes. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  8. Na Formação Continuada passada foi contagiante pois iniciou com uma dança diferente"Dança Circular" que envolveu a todos.Após o lanche foram passados dois videos bem interessantes.Logo após discutimos sobre metas e ações para melhorar os resultados das avaliações. Nossos encontros têm sido ricos em conhecimentos.

    ResponderExcluir
  9. A formação anterior foi muito boa pois através da dança podemos no descontrair e ter uma noite bem melhor. A dança sempre e muito bom pois podemos tratar da nossa neuras

    ResponderExcluir
  10. Wanderson Ricardo
    A dinâmica realizada foi ótima para animar o grupo e foi utilizada a música escravos de jó. No segundo momento foi apresentado videos motivacionais que foram de muito valor pois nos ensinou a diferença entre foco e meta e de que devemos sempre focar naquilo que precisamos para alcançar nossas metas.

    ResponderExcluir
  11. Esperamos que os proximos encontros sejam iguais ou melhores.
    Os
    Anônimos

    ResponderExcluir
  12. Esse encontro foi excelente. A Dinâmica da Dança Circular possibilitou momento de descontração e interação entre a equipe.

    ResponderExcluir
  13. A Formação Continuada contou com a excelente apresentação da professora Maristela, que fez a dinâmica da Dança Circular, em seguida foram apresentados videos de sensibilização e discutimos também o tema O Papel da Avaliação na Aprendizagem, foi ótimo, parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  14. A dança circular apresentada pela professora Maristela, foi um momento de prazer e dinamismo. Os vídeos apresentados relevantes perante a proposta do grupo. Parabéns a equipe!

    ResponderExcluir
  15. E é oportuno lembrar este encontro onde nos fez sentir estar em boas condições de saúde, sentir amor e segurança com o apoio da equipe , um clima emocional satisfatório, relacionar-se bem com os colegas, saber brincar e trabalhar em grupo.

    ResponderExcluir
  16. A continuidade da formação é um processo que ocorre ao longo da vida da carreira, que deve promover mudanças, não apenas nas práticas individuais, mas que também integre um projeto maior de inovação e desenvolvimento que é o aprendizado de cada criança. E uma formação que traz ao professor momentos de descontração ajuda a reconstituir as forças para continuar a caminhar.

    ResponderExcluir
  17. Adriano Rodrigues dos Santos28 de outubro de 2012 às 21:31

    A formação continuada representa evolução do crescimento pedagógico dos professores, além de promover a valiosa troca de informações e de permitir a aproximação com os colegas de profissão.

    ResponderExcluir