27 de set. de 2012

IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO


OFICINA IV

GESTÃO DA SALA DE AULA – Níveis de Escrita

Grupo: Professoras Nilza, Almerinda, Cláudia e Ana Keila.


1º MOMENTO
Confraternização / lanche

2º MOMENTO
Vídeo de sensibilização: como se forma um paradigma


3º MOMENTO
Níveis de Escrita
Maria Inês Pucci de Martino Prata
















4º MOMENTO
Reconhecimento e análise dos níveis de escrita conforme desempenho dos alunos.



















5º MOMENTO
Conclusão: Plenária sobre o desempenho geral dos alunos do 1º ao 9º ano e propostas de apoio do AEE no reconhecimento das deficiências dos alunos em análise de suas produções textuais.


6 comentários:

  1. Observo que o tema da Oficina IV foi muito relevante para os profissionais desta unidade escolar, pois um professor que conheça os estágios cognitivos e os níveis psicogenéticos de seus alunos, certamente saberá conduzir o processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa, oportunizando atividades desafiadoras, propiciando avanços na construção da escrita e da leitura.

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  2. O comentário da Professora Luce Mary é bastante oportuno e, ao concordar com seus comentários, também, penso que devemos reformar nossas certezas e acreditar que existem outras certezas que não são só as nossas e dos nossos secretários dirigentes burocráticos!

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  3. Faço também minhas as palavras dos colegas acima, agradeço a profissional Maria Ines Pucci Prata que nos mostrou com muita clareza o assunto abordado, e nos deixou bem esclarecidos quanto aos assuntos e alem de tudo nos deixou livres para formamos nossos conceitos para com os assuntos

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  4. A oficina IV nos proporcionou a reflexão sobre a valorização do ser humano de forma integral. Quanto aos níveis da psicogênese da língua escrita, faz-se necessário que todos os educadores saibam identificá-los contribuindo assim para o processo do conhecimento. Valeu Maria Inês!

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  5. Para o professor alfabetizador é necessário conhecer todos os níveis de escrita pois, a alfabetização não se realiza da mesma forma para todas as crianças. Para compreender a língua escrita é necessário conhecer o seu funcionamento. A observação será contínua e sistêmica através da análise de sondagens realizadas com os alunos. Cabe ao professor compreender que o processo evolutivo da escrita é caracterizado por hipóteses, bem como fazer uso de uma metodologia que favoreça a reflexão da criança sobre a escrita para que seja possível problematizar e provocar contradições que irão gerar os avanços necessários para a compreensão do sistema alfabético.

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  6. Na escola, para levar o aluno a uma aprendizagem efetiva, na aquisição de habilidades e atitudes desejáveis ao conhecimento, torna-se imprescindível ao professor conhecer todos os níveis de escrita. Por este motivo parabenizo a escola por oportunizar e formalizar essas experiências com este tema na oficina IV.

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