OFICINA IV
GESTÃO DA SALA DE AULA –
Níveis de Escrita
Grupo: Professoras Nilza,
Almerinda, Cláudia e Ana Keila.
1º MOMENTO
2º MOMENTO
Vídeo de sensibilização:
como se forma um paradigma
3º MOMENTO
Níveis de Escrita
Maria Inês Pucci de Martino
Prata
4º MOMENTO
Reconhecimento e análise dos
níveis de escrita conforme desempenho dos alunos.
5º MOMENTO
Conclusão:
Plenária sobre o desempenho geral dos alunos do 1º ao 9º ano e propostas de
apoio do AEE no reconhecimento das deficiências dos alunos em análise de suas
produções textuais.
Observo que o tema da Oficina IV foi muito relevante para os profissionais desta unidade escolar, pois um professor que conheça os estágios cognitivos e os níveis psicogenéticos de seus alunos, certamente saberá conduzir o processo de ensino e aprendizagem de forma dinâmica e prazerosa, oportunizando atividades desafiadoras, propiciando avanços na construção da escrita e da leitura.
ResponderExcluirO comentário da Professora Luce Mary é bastante oportuno e, ao concordar com seus comentários, também, penso que devemos reformar nossas certezas e acreditar que existem outras certezas que não são só as nossas e dos nossos secretários dirigentes burocráticos!
ResponderExcluirFaço também minhas as palavras dos colegas acima, agradeço a profissional Maria Ines Pucci Prata que nos mostrou com muita clareza o assunto abordado, e nos deixou bem esclarecidos quanto aos assuntos e alem de tudo nos deixou livres para formamos nossos conceitos para com os assuntos
ResponderExcluirA oficina IV nos proporcionou a reflexão sobre a valorização do ser humano de forma integral. Quanto aos níveis da psicogênese da língua escrita, faz-se necessário que todos os educadores saibam identificá-los contribuindo assim para o processo do conhecimento. Valeu Maria Inês!
ResponderExcluirPara o professor alfabetizador é necessário conhecer todos os níveis de escrita pois, a alfabetização não se realiza da mesma forma para todas as crianças. Para compreender a língua escrita é necessário conhecer o seu funcionamento. A observação será contínua e sistêmica através da análise de sondagens realizadas com os alunos. Cabe ao professor compreender que o processo evolutivo da escrita é caracterizado por hipóteses, bem como fazer uso de uma metodologia que favoreça a reflexão da criança sobre a escrita para que seja possível problematizar e provocar contradições que irão gerar os avanços necessários para a compreensão do sistema alfabético.
ResponderExcluirNa escola, para levar o aluno a uma aprendizagem efetiva, na aquisição de habilidades e atitudes desejáveis ao conhecimento, torna-se imprescindível ao professor conhecer todos os níveis de escrita. Por este motivo parabenizo a escola por oportunizar e formalizar essas experiências com este tema na oficina IV.
ResponderExcluir