27 de set. de 2012

V ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO


OFICINA 5 

GESTÃO DA SALA DE AULA: O uso dos descritores curriculares 

Grupo: Professores – Alessandra, Eliane, Mauro e Maria Sirlei 

1º MOMENTO 
Confraternização / lanche 

2º MOMENTO 
Vídeo de sensibilização. “O que é o amor.”

3º MOMENTO 
Vídeo de apresentação temática: “A gestão da sala de aula.” Celso Vasconcellos
Coordenação pedagógica como apoio e orientação ao desenvolvimento da autonomia do professor;
Resgatar a condição de sujeito do professor: sua auto estima, seu valor pessoal, seu valor profissional, destacar a relevância de sua atividade; 
Questões do entorno X questões dos limites internos da sala de aula;
Qualificação do trabalho;
Baixar as resistências como possibilidade de para a organização de sua prática; 
Zona de autonomia relativa 
Resgatar a esperança do professor; 
3 dimensões da gestão da sala de aula: 
1º) relação interpessoal;
2º) construção do conhecimento; 
3º) organização da coletividade, clima de trabalho, disciplina (contrato didático). 

METODOLIGIA 

*METODOLOGIA DIALÉTICADA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
3 pontos básicos:
O aluno tem que querer;
O aluno tem que agir;
O aluno tem que se expressar. 

            *MOBILIZAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: 

Provocar o interesse, problematização, desafio, o desequilíbrio; 
Fechar o ciclo do conhecimento: 
Expressar da síntese à análise do conhecimento (atribuir sentido, estabelecer relações). 

 “IMPRINTING ESCOLAR”

Estampagem do professor / professor instrucionista. 
Estudar cientificamente para fazer mediação. 

ENFRENTAMENTO DE DESAFIOS 

Sentido preventivo para o trabalho educativo; 
Situações de conflito disciplinar (não deixar acumular para um grande problema); 
Sansões por reciprocidade (Piaget); 
Autoritarismo X lecefer 
Limite sem proposta é autoritarismo 
Medidas sócio-educativas devem contemplar o Projeto Pedagógico da escola; 
Resistência do colega em ser parceiro para inovar. 

A EXPERIÊNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E A EXPERIÊNCIA DO PROFESSOR RESISTENTE

Acolher; 
Provocar; 
Acompanhar;
Subsidiar;
Interagir. 
Cumprir a função social básica da escola que é educar, saberes necessários para que o aluno aprenda e seja feliz – alegria crítica da potência. 

5º MOMENTO 
Conclusão dos professores: 

A gestão da sala de aula é um desafio, na atual conjuntura, que exige sapiência do professor. É necessário que ele haja como sujeito, assuma sua autonomia em sala de aula, estude cientificamente para fazer uma boa mediação entre ele e o aluno. Ser reflexivo e plantador de esperanças é uma das missões do professor. (Profª ELITE) 

Muitas vezes esperamos que nossos alunos atribuam sentidos ao conteúdo que acabamos de trabalhar, pois “acreditamos” que todos estão preparados para apreendê-lo, dispondo dos requisitos que eles exigem. No entanto, o que se vê, na realidade da sala de aula, é algo que vai de encontro às expectativas do professor. Diante disso, o que se pode fazer? Que medidas podem ser tomadas? A quem cabe a intervenção? Segundo Vasconcellos, vimos que ao professor cabe a responsabilidade de “mobilizar o aluno para a aprendizagem”. Isto pressupõe provocar o interesse ao que será estudado, problematizando e atribuindo sentido aos conteúdos. Sabemos que é um assunto para ser muito discutido. Mas pelo que foi apresentado, percebemos que enquanto mediadores da aprendizagem está ao nosso alcance despertar o interesse de nosso aluno, instigando-os o desejo de aprender.  (Profª FLÁVIA).

Para ser formativa e harmonizar-se com a autonomia e os pressupostos filosóficos, metodológicos e conceituais presentes no Projeto Pedagógico da escola, compreende-se que avaliação deva rejeitar qualquer situação de classificação e rotulação. Assim sendo, o professor assume o papel de observador, interagindo com seus alunos e percebendo por meio de ações e participações o desenvolvimento dos alunos. Será necessário compreender que num processo avaliativo todos os segmentos da escola devam estar envolvidos. (Profª ALMERINDA) 

         A coordenação pedagógica deve ser caracterizada como apoio, deixando manifestar a autonomia do professor, valorizando sua auto estima, seu valor profissional e o resgate à esperança quanto profissional, levando em consideração três dimensões importantes como gestor da sala, o professor precisa estabelecer uma relação interpessoal, obter conhecimento do que se ensina, criar um clima de trabalho e disciplina. 
A metodologia deve ser através do diálogo, proporcionando ao aluno o querer aprender, o agir nas circunstâncias estabelecidas e expressando suas idéias. 
Enquanto que a aprendizagem deve estar relacionada à problematização, ao desafio, partindo da síntese à análise do conhecimento. E o professor deve instruir mediar o aprender, provocar desafios, sem medidas autoritárias, ser inovador, acompanhar, interagir, cumprir a função social da escola, com saberes necessários para que o aluno aprenda e seja feliz com potencialidade e crítica. (Profª. MARY GERALDINO) 

O papel do gestor passou a ter importância em todos os seguimentos da educação. 
A gestão escolar passa a fazer parte das atitudes de todos que atuam na educação. Cada educador tem um papel importante a desempenhar junto ao aluno, na suas relações pessoais e interpessoais, demonstrando a sua concepção de gestão escolar. (Profª. IVONILDA LUÍSA) 


Nós, que trabalhamos com a Educação, temos pela frente um grande desafio: estimular e promover o aprendizado dos alunos que vivem em um mundo de muitas informações e de muito conhecimento.
Presenciamos mudanças cada vez mais rápidas em vários aspectos da esfera social e cultural, tendo de nos adaptar a essas transformações sem deixar de pensá-las crítica e eticamente. 
Hoje, como as infinitas possibilidades da informação, tudo está interligado e acontece ao mesmo tempo: são as novas tecnologias, novos comportamentos, novas linguagens... e isso acaba  refletindo no sistema de educação. Então, neste mundo Global e sofisticado, em que as comunicações, as tecnologias e a ciência avançam rapidamente, algumas questões se colocaram a nós. 
Desenvolvendo habilidades em sala de aula interessantes, tornando os alunos mais críticos e mais autônomos. Tornando as atividades cheias de surpresas, podendo contribuir para construção de um futuro melhor. (Prfª.: ANGELA MARIA LIRIO MIRANDA SILVA).

Para nós, gestão de sala de aula abrange várias competências que o professor deve ter para conduzir o processo ensino-aprendizagem de maneira eficaz. 
Os conceitos que podemos inferir são: 
dinamismo;
enfrentamento a situações de conflito;
sensibilização;
articulações;
desafios.

      Todos esses conceitos levam a que possamos cumprir a função social básica da escola que é educar, saberes necessários para que o aluno aprenda e seja feliz. (Profª.: ELAINE A. RICARDO E MÁRCIA FERREIRA) 

       O trabalho de gestão de sala de aula deve ser de resgate, construção, acolhimento e enfrentamento de desafios perante a tarefa de educar. (Profª.: MARIA BEATRIZ)

5 comentários:

  1. Penso que a sala de aula é um espaço de descobertas, é nela que se desenvolve a maior parte do processo de ensino e aprendizagem.
    Neste sentido, a gestão da sala de aula refere-se às condições desenvolvidas pelo professor para criar condições adequadas a este processo, isto é, pela organização, estabelecimento de regras e procedimentos, monitoramento e ritmo dos acontecimentos é que o aprendizado efetivamente acontecerá.

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  2. Quando passamos a escutar os alunos podemos nos surpreender com o potencial estancado dentro desta juventude! Aconteceu comigo ao deixá-los participar, no final da aula, manifestando seus dons artísticos no ato de representar os figurantes de vários comerciais de televisão.
    Penso que devemos mudar, também, para que os processos mudem para uma melhor e mais gostosa forma de ensino e aprendizagem!

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  3. A sala de aula atualmente é um ambiente aonde as pessoas vão para fazer descobertas, para que isto aconteça é necessário
    uma mudança onde o papel do aluno e do professor sejam revistos, permitindo a elevação do trabalho de todos os envolvidos no processo educacional, contribuindo para a melhoria da afetividade no processo ensinoaprendizagem,
    possibilitando a obtenção de informações apropriadas para um novo modo de atuar e relacionar-se na sociedade atual.

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  4. Todo conhecimento inicia-se na imaginação, no sonho; só depois desce à realidade, pensando assim devemos preparar nossos alunos para sua independência intelectual, e este é o grande desafio da educação contemporânea.O tema" A leitura como fonte de sensibilização para aprendizagem" Uma boa maneira de chamar atenção, necessitando de reflexão

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  5. Não participei deste encontro, más o tema foi bastante rico e costrutivo. Realmente a atualidade pede professores interessados em se preparar e renovar suas didaticas para que possam estar preparados para se deparar com a realidade de cada aluno. Isso, é ser flexivo, dinamico e atual, más, sem perder a autonomia de seu papel perante a seus alunos.

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